


Há cerca de 50 anos, havia uma senhora já de muita idade chamada Gage. Certo dia, a viúva recebeu uma carta a dizer que o irmão tinha morrido e que lhe tinha deixado uma grande herança. Depois de ler a carta, ia caindo para a lareira.







Ela estava a fazer os preparativos para a viagem e estava muito preocupada com o seu cão.



No dia seguinte, partiu para Rodmell, com um agricultor que lhe deu boleia.


Chegou à casa do irmão, bateu à porta e uma voz estranha respondeu:
-Não está ninguém em casa!
-Não está ninguém em casa!

Uma pessoa abriu a porta. Foi a senhora Ford. Ela pediu desculpa, que havia um papagaio que imitava tudo. Dizia que o irmão da senhora Gage chamava James ao papagaio.

A senhora Gage foi ao advogado do irmão e perguntou onde estavam as três mil libras da herança, mas ninguém sabia onde estavam.

De volta a casa, a senhora Gage atravessou a floresta e não viu nada porque a chuva estava tão forte que a senhora viúva estava cheio de medo. De repente viu um fogo, percebeu que a casa dela estava a arder e, muito triste, pensou que o papagaio tinha morrido!

As outras pessoas não pensavam no papagaio e achavam que a senhora Gage não estava a ser muito inteligente. Ela aproveitou o convite da senhora Ford e passou a noite na casa dela. Mais tarde, quando a Viúva estava a dormir, ouviu uma coisa a bater na janela.


Olhou e viu que era o papagaio!
Abriu a janela e o James foi para dentro de casa, foi para baixo e começou a andar no chão.
A senhora Gage e o James foram para a casa antiga do irmão. O papagaio estava muito agitado e começou a fazer um buraco.


A senhora Gage disse:
-Não faças isso, James!
O papagaio não ouviu e quando ele se virou, mostrou-lhe as três mil libras.
A senhora Gage gritou de felicidade.
A viúva estava muito feliz.
Fim
