Gabriela Sequeira
Natércia Gil


3.º Istituto Comprensivo CARMAGNOLA
Turim
1.º Dia: 24 de março
Tivemos a honra de ser recebidos na Mobilidade Erasmus no 3º Istituto Comprensivo Carmagnola na Scuola Primaria Capoluogo. Fomos acolhidos calorosamente por um grupo de professores, que nos proporcionaram uma receção amigável e envolvente. Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações da escola e compreender melhor o seu funcionamento.
Foi um momento enriquecedor,
marcado pela partilha de
experiências e pelo
espírito de colaboração
que caracteriza
o programa Erasmus.

Durante a visita podemos constatar que se trata de uma escola inclusiva e moderna, onde os professores de educação especial estão constantemente presentes em sala de aula, oferecendo apoio personalizado aos alunos com necessidades específicas.



As novas tecnologias são utilizadas em todas as salas de aula, proporcionando recursos inovadores que enriquecem o processo de aprendizagem.

Nesta escola, a comunidade, nomeadamente os avós, desempenha um papel ativo no cuidado da horta escolar, promovendo a colaboração intergeracional e o envolvimento de todos no ambiente escolar.



Envolvimento dos avós no cuidado e manutenção da horta da escola.


Laboratório de ciências:
Espaço reservado a aulas práticas de ciências da Scuola Secondaria.


À tarde tivemos a oportunidade de visitar a região do Barolo, no Piemonte, que é um verdadeiro tesouro vitivinícola, onde se produz um dos vinhos mais prestigiados do mundo.
A importância do Barolo na economia local é grande. A produção de vinho não só sustenta inúmeras famílias, mas também impulsiona o turismo enogastronómico.
Além disso, a região é conhecida pela produção de trufas brancas, a iguaria mais cara do mundo, e avelãs, que complementam a economia local.
2.º Dia: 25 de março manhã
Participamos numa visita de estudo realizada ao rio Po, no âmbito do projeto Eco Escolas, onde os alunos tiveram a oportunidade de explorar a fauna e a flora locais, promovendo uma aprendizagem prática e consciente sobre o meio ambiente.




Da parte da tarde, assistimos a uma conferência sobre símbolos e recursos para a comunicação aumentativa e alternativa, destacando a importância da aquisição de competências por alunos com necessidades específicas de saúde. Este evento enfatizou a importância de recursos inclusivos, visando melhorar a comunicação e promover a autonomia desses alunos.






3.º Dia 26 de março
Visita à Scuola Secondaria Di Primo Grado
Cesare Pavese - Villastellone
Nesta escola assistimos a duas aulas práticas: em ciências os alunos realizaram experiências em grupo e usaram o microscópio.





Na aula de informática, os alunos iniciaram programação para movimentar um mini robô. Ambas promoveram trabalho de equipa, raciocínio lógico e colaborativo.
4.º dia 27 de março
Visita guiada pelos alunos do 8.º ano no Centro Histórico da Carmagnola
Percorremos as ruas encantadoras de Carmagnola, guiados pelos alunos, que nos apresentaram os diversos monumentos da vila. Um a um, descreveu, em inglês, a história fascinante e as suas características únicas, enriquecendo o passeio com conhecimento e entusiasmo.








Cerimónia de entrega dos diplomas



Como forma de despedida os alunos da escola primária presentearam-nos com duas belas canções italianas.



Assinatura do contrato pelo professor responsável do programa Erasmus e pela diretora do agrupamento do
3.º Istituto Comprensivo CARMAGNOLA

Ao concluir esta experiência enriquecedora do programa Erasmus, partimos com vivências e ideias inspiradoras de uma escola realmente inclusiva e tecnológica.
A equipa de professores foi acolhedora e dedicada, deixando-nos de coração cheio e com memórias inesquecíveis.
