
Dedico esse livro digital aos meus futuros alunos, para que eles possam conhecer as várias formas de aprendizado com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Nome dos Estudantes: Beatrice Machado do Prado e Morgana Andrighetti Euzébio
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Semestre: 1º semestre
Avaliação Interdisciplinar dos Componentes Curriculares: Pedagogias e Pedagogos, História da Educação e Educação e Cultura Digital
Docentes: Viviane Catarini Paim, Cássio Eduardo Buscaratto e Adriana Ferreira Boeira

Identificação do Objeto:
Caderno de Alfabetização
Pertence à:
Rosana Machado Minuzzo
Finalidade:
Alfabetização de crianças da 1ª série.

Local em que foi utilizado:
O caderno foi confeccionado para ser usado nos estágios do magistério. A dona do caderno não o utilizou, pois não fez os estágios.
Ano de criação:




Relação do objeto com o contexto histórico da época de sua criação ou da sua utilização:
Segundo Chini (2003, p.1), desde os anos 80, as políticas educacionais no Brasil preocupam-se em colocar a educação como prioridade nas discussões políticas, visando uma melhoria na qualidade de ensino. Na época da criação do caderno de alfabetização citado acima, o Governo no Brasil era o Regime Militar.
Nesse período, o índice de analfabetismo era enorme, visto que as classes sociais mais elevadas eram as mais favorecidas pelo governo e as classes populares (maioria da população) eram as mais excluídas.
O ensino era mais rigoroso nessa época e o uso da cartilha era obrigatório, pois continha métodos tradicionais e conservadores de alfabetização. Sendo assim, era necessário que a alfabetização seguisse esse padrão.
O caderno de alfabetização que foi utilizado para esse trabalho, opta pelo método silábico, muito utilizado na época. Também mostra algumas técnicas e didáticas para o professor utilizar em suas aulas.
Dessa forma, o caderno de alfabetização foi confeccionado para que o professor seguisse o padrão de ensino e pudesse organizar e planejar a didática que seria usada para alfabetizar seus alunos.
Como futuros pedagogos, como avaliamos a utilização deste objeto? Qual a relação deste objeto na formação educativa?
O caderno de alfabetização é um instrumento que deve ser utilizado sempre, pois com ele o professor orienta-se para a construção e andamento de suas aulas. Sabe-se que nos dias atuais existem outras formas de alfabetizar, não somente a silábica.
Portanto, é de suma importância que o professor tenha em mãos seu caderno com orientações e a didática a ser aplicada.
O conteúdo do caderno varia, pois cada professor constrói a partir do que a escola determina e de acordo com o seu planejamento. Mas o objetivo é o mesmo: ter disponível um material para orienta-se e dar sentido ao que vai ser ensinado.
Contudo, a criação do caderno de alfabetização não deve parar no tempo; usar sempre o mesmo método e a mesma dinâmica. Deve-se atualizar-se constantemente e acompanhar o desenvolvimento das tecnologias. Usar o método de alfabetização que for mais eficaz e usar da criatividade para que as aulas sejam mais interessantes e produtivas.


Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/images/mem/obj/o_alta/f01_12.jpg>. Acesso em: 22 Out. 2019.

Identificação do Objeto:
Jogo Alfabeto em Cubos

Como futuros pedagogos, como avaliamos a utilização deste instrumento? Qual a relação deste instrumento na formação educativa?
O jogo Alfabeto em Cubos ajuda a criança a desenvolver habilidades motoras e a desenvolver a criatividade para formar palavras e frases. É uma opção viável para dar continuidade à explicação do professor.
Os jogos lúdicos são muito importantes para o aprendizado, pois são uma forma diferente de agregar conhecimento de uma forma prazerosa.
Assim, os alunos aprendem que para se obter conhecimento não é necessário apenas que o professor fale e ele escute. A aprendizagem deve ser construída em conjunto e a inserção de jogos são uma ótima opção para essa construção.
Referências Bibliográficas:
CHINI, Marli Aparecida de Lima. A construção pedagógica dos anos 80 e 90 (do século XX) no Brasil e no Estado do Paraná: o currículo básico para escola pública do estado do Paraná e os parâmetros curriculares nacionais. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo1/46marliaparecidadelimachini.pdf>. Acesso em: 12 Out. 2019.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Alfabetização escolar no Brasil das décadas de 1970 e 1980: conceituação, historicização e processos metodológicos. Disponível em: < https://professornews.com.br/index.php/sobre-nos/quem-somos/5699-alfabetizacao-escolar-no-brasil-das-decadas-de-1970-e-1980-conceituacao-historicizacao-e-processos-metodologicos>. Acesso em: 13 Out. 2019.
A ESCOLA PÚBLICA E O SABER. Centro de Referência em Educação Mario Covas. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/obj_a.php?t=0o3>. Acesso em: 23 Out. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
" Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
(FREIRE, 2018, p.25).

Disponível em: <https://pbs.twimg.com/media/D8s7XCuWsAAH5Oc.jpg >. Acesso em: 24 out. 2019.
