

Era uma vez um menino chamado Kanté que vivia em Cabo Verde. No seu sétimo aniversário, os seus pais decidiram vir viver para Portugal, para a cidade de Vila Real.




Como todas as crianças o Kanté também tinha de ir para a escola e os seus pais escolheram a Escola de Torneiros porque era mais perto de sua casa e acharam que seria uma boa escola para o pequeno jovem.


No seu primeiro dia de aulas, Kanté sentia-se muito nervoso porque não conhecia ninguém da escola e tinha medo que não gostassem dele porque na verdade a cor da sua pele era diferente da maioria.

Quando finalmente chegou o seu primeiro dia de escola, viu que todas as crianças o olharam e miraram de cima a baixo.




Ele não compreendeu o porquê, mas aceitou pois as outras crianças aos poucos, acercavam-se dele e queriam falar com ele, para perceber melhor quem ele era.


Como todas as crianças são curiosas, perceberam que o seu português era um pouco diferente mas a linguagem era comum e todos o entendiam, nas brincadeiras, nos sorrisos, no jogo da bola no recreio...


À medida que os dias iam passando, Kanté sentia-se cada vez mais feliz naquela escola e na sua turma uma vez que todos os colegas o aceitaram e integraram muito bem.



Apesar de no início se sentir com medo e um pouco tímido, com o passar dos dias e das semanas descobriu o seu "lugar" na turma.
Soube então que a cor da sua pele não era um entrave para a sua adaptação.


Foi a partir daquele momento que o jovem africano soube que era ali que pertencia e que todos o adoravam pela linda pessoa que era.


No fundo são mesmo as crianças que nos ensinam que o preconceito, o racismo ou a xenofobia não são algo relevante. Todos estes males existem apenas na cabeça e nas atitudes dos adultos.


Contamos contigo, CRIANÇA, para ensinares a humanidade a ser mais simples e a ver as pessoas tal e qual como elas são.


A tua missão é SUPER importante.
Torna-te um herói e uma heroína para nós


Ficha Técnica
Título: Kanté e a Sua Nova Aventura
Autores: Bárbara Pinto e Beatriz Martins
Turma: 12.º B
Disciplinas Intervenientes: Aplicações Informáticas e Português
Ilustrações: Bárbara Pinto e Beatriz Martins;
Story Jumper
Escola Secundária São Pedro, Vila Real
Ano letivo 2020/2021





Kanté é um menino africano que veio viver para Portugal. Deparou-se com uma nova realidade na sua vida.

