Este livro é a compilação do trabalho realizado no âmbito do cenário de aprendizagem "Auto da Barca do 9ºC".
Inicialmente, podem encontrar os trabalhos realizados nas Disciplinas de Português e Oficina de Artes. No final, alguns exemplos de apresentações sobre as profissões realizadas nas disciplinas de CD e TIC.




O Gamer
O Gamer
(O João entra no cais)
Diabo – Entra! Entra na minha barca, seu eremita seboso.
João - Mas o que é que se passa aqui? Onde estou?
Onde estão as minhas figuras de ação ,de Fortnite!?
Diabo - Então não sabes que morreste? Acho que estar trancado na cave da tua mãe com o mofo e as luzinhas de led não fez bem à tua cabecinha.
João -Ei, cabecinha, eu vi todas as temporadas de Rick and Morty eu tenho 3000QI, mas eu morri!?
Diabo – Sim, claro, por causa de todas as coca-colas que bebias que nem água, ficaste desidratado e com umas belas pedras nos rins.


João - E para onde é que me vais levar?
Diabo – Para o Inferno, que outro lugar haveria de ser, seu porco tetudo.
João - INFERNO!? Logo eu que fui uma excelente pessoa, que sempre doava às pessoas que precisavam.
Diabo – E as boazonas da internet que precisavam?
João - Elas precisavam de uns fones novos! E aquela barca ali ao fundo, vai para onde?
(Dirige-se à barca do Anjo)
Anjo – Aqui dentro não entras, depois da vida que tiveste.
João - Porquê?
Anjo – (ironicamente) A sério

Jõao - Espera, aceitas subornos? E que tal 1000 vbucks e 1 NFT de macaquinho?
Anjo – Achas que sou da tua idade, punk. Fala português, pelo menos.
João - Tem calma, e que tal Bitcoins?
Anjo – Pronto, desisto de ti, volta para a barca do Inferno que o Diabo já trata de ti à moda antiga.
(Dirige-se de volta à barca do Diabo)
Diabo – Tu ouviste o que ele disse, não vale a pena tentares, não fizeste nada de decente a tua vida inteira! Morres aos 38, na cave da tua mãe de desidratação e chegas aqui e tentas entrar na barca do anjo através de suborno e não penses que não sei sobre aquelas boazonas hereges que vias todas as semanas.

João - Não fiz nada de decente!? Eu entretinha as pessoas e pagava à minha mãe a renda da cave e a conta da luz.
Diabo – E quando é que lhe pagavas?? Quatro vezes por ano??? Às vezes menos! Não tinhas vida social, não pagavas impostos, ofendias os teus oponentes e exigias doações aos teus inscritos para depois gastares em boazonas da internet. Achas mesmo que eras uma boa pessoa???
João - Talvez não tenha sido a melhor pessoa, mas fiz algumas coisas boas...
(O Diabo interrompe)
Diabo - Não!!. Tu não fizeste nada, a tua vida não prestou. Entra mas é, seu eremita porco seboso.
(O João entra na barca e seguem viagem para o Inferno)





A Engenheira

Sofia, a engenheira robótica, com o seu robô ao seu lado chegam ao cais e dirigem-se à barca do Anjo.
Anjo- Quem te traz cá, para onde queres ir?
E que direitos achas que tens?
Eng.- Venho nesta direção para onde chamam de paraíso, com o bem que fiz para ajudar as mulheres.
Anjo- Oh! Eu irei fazer justiça. Tu foste egoísta nunca quiseste o bem dos outros!

Eng. – Tive que fazer para realizar os meus sonhos,
Em nenhum momento quis magoar alguém,
Como vês, realizei o meu sonho e também serve para ajudar pessoas.
Anjo- Não vejo nada que sirva para ajudar pessoas,
Só consigo ver uma torradeira a mexer-se.
Eng.- Torradeira?... é um robô e serve para efetuar tarefas do quotidiano!
Anjo- Não é por fazeres uma coisa boa que não vais pagar pelos teus pecados.
Por acaso estás arrependida?

Eng.- Jamais!
Anjo- Então vai para a barca do inferno, aqui não és bem-vinda.
Eng- fiz aquelas coisas todas para conseguir ajudar as pessoas e nem assim consigo ir para a barca do anjo?!
Anjo- O que fizeste não ajudou em nada, só conseguiste prejudicar as pessoas à tua volta.
Tu sabotaste a empresa onde trabalhavas
para teu benefício, isso não é certo.
A barca do inferno é por ali.

Sofia vai então andando para a barca do inferno com o seu robô, e ainda pensando no que fez. Quando lá chegou, o Diabo afirmou a rir:
Dia.- Ora viva, mais uma para a barca do Inferno!
Já vi que tentaste a tua sorte na barca do meu amigo ali,
mas não deu lá muito certo.
Eng.- O Anjo não me deixa ir com ele por causa do que fiz. Eu bem que disse que fiz as coisas para ajudar as pessoas, mas nem assim ele me deixou entrar.

Dia.- Eu vi o que fizeste enquanto estiveste viva. O Anjo não deixa entrar pessoas desonestas e mentirosas na sua barca. O que é essa coisa ao teu lado?!
Eng.- Esta coisa é o meu robô, uma das melhores invenções que já fiz.
Eu tinha que chegar ao topo de uma forma ou de outra, se não foi a bem foi a mal! Só queria realizar o meu sonho e mostrar que tanto os homens como as mulheres podem ter direitos iguais.

Dia.– Ora eu te digo, não tens escolha, não consegues ir na barca da Glória, então só te resta a barca do Inferno.
Já sem escolha, Sofia e o seu robô entram na barca do Inferno.
Eng.- Acho que tens razão.
Dia.- Podes entrar, é por aqui!





Neil Armstrong

O Astronauta
Profissionais do séc. XXI “nas Barcas”
O Astronauta
No dia 19 de janeiro de 1991, o senhor Astronauta Joaquim da Silva faleceu. Entretanto acordou numa espécie de cais onde viu duas barcas, uma do Diabo e outra do Anjo
O astronauta dirige-se à barca do inferno com o capacete na mão e a andar de uma forma estranha, pois ainda estava habituado à gravidade do espaço.
Diabo- Quem é este tipo que parece um coxo a andar ?!

Astronauta- Eu acabei de sair de uma missão espacial e ainda me sinto um pouco tonto. E tu quem és? estamos no carnaval para estares assim vestido?
Diabo- (a impor respeito) Eu sou o diabo!
Astronauta- Tipo aqueles chifrudos que se vê na bíblia?
Diabo- Sim, mortal!
Astronauta- Vá, já chega, diz-me lá o que eu estou aqui a fazer?
Diabo- Estás aqui porque morreste, não é óbvio?! E já agora, de que morreste?

Astronauta- Não sei muito bem, acho que escorreguei a descer da nave e aterrei com a cabeça no degrau.
Diabo- Cabeçudo! É o carma!
Astronauta- Que carma?
Diabo- O carma dos teus pecados, meu poço sem fundo!
Astronauta- Poço sem fundo? não sei do que falas.
Diabo- Mas devias saber! Parecias um animal a comer rações espaciais.

Astronauta- (a fazer-se de coitado) m-mas e-eu estava com fome!
Diabo- Pois! E sem falar da poluição que as tuas missões espaciais faziam.
Astronauta- Mas foi pelo bem da humanidade!
Diabo- Foi foi… E que pedaço de metal é esse que tens ao peito?
Astronauta- É a minha medalha de honra, pelos feitos que eu realizei.
Diabo- Que feitos exatamente? Eu não fui informado.

Astronauta- Missões importantes para o desenvolvimento humano pelo espaço!
Diabo- (num tom irônico) Desculpa lá menino, não te quis exaltar!
Astronauta- (com confiança) Podes rir-te de mim mas contigo hoje não vou!
o astronauta dirige-se à barca do anjo deixando assim o diabo a falar sozinho
Anjo- Bem vindo pioneiro da humanidade!
Astronauta- Finalmente alguém que reconhece os meus feitos.

Anjo- Menino Joaquim, mesmo sabendo dos seus pecados, sei que não fez por mal, dou-lhe total permissão para entrar no batel divinal! Faça como desejar.
Joaquim da Silva dirige-se ao paraíso e assim finaliza a sua humilde vida de astronauta.
Trabalho realizado:
Bernardo Portugal Nº6
João Lopes Nº16
Lourenço Silva Nº18
Martim Lourenço Nº21


O Hacker

O Hacker
Diabo– Oh, poderoso hacker, o que te traz aqui?
Hacker - Não sei, estava aqui a hackear a sede do FBI e, de repente, apareci neste lugar.
Diabo– Então, resumidamente, fizeste asneira!!!
Hacker - Não! Sim! Mais ou menos, mas eu só estava a fazer o meu humilde trabalho.
Diabo- Então, e tu gostarias de saber como é que morreste?
Hacker - Já agora, não morrias se me dissesses.
Diabo- Então como tu disseste, estavas a invadir a sede do FBI. O FBI descobriu, invadiu a tua casa e deu-te um tiro no meio do focinho.
Hacker - Eu acho que fui um pouco descuidado, eu estava a testar as minhas capacidades, isto não devia ter acontecido
Diabo- Podias ter testado as tuas capacidades a invadir o fortnite para meter v-bucks no jogo, não precisavas de invadir a sede do FBI!!

Hacker-Já te podias calar não??Já estou um bocadinho farto da tua conversa!!
Diabo - Deves estar a pensar que estás a falar com a tua mãe!!
Se estás farto, podes entrar logo na minha barca.
Hacker-E ter que te aturar para o resto da minha vida?? Esquece, vou tentar na barca ao lado.
Diabo-Boa sorte depois da porcaria que tu fizeste durante a vida toda mas vale ficar já aqui.

(Dirige-se à barca do Anjo)
Anjo-Estás aqui a fazer o quê?
Hacker- Estou a tentar entrar na tua barca, o diabo é irritante.
Anjo-Depois da porcaria toda que tu fizeste, nem deverias estar aqui!! Não fizeste nada de útil pela sociedade.

Hacker- e se eu te ensinasse a sabotar coisas, tu poder-me-ias ajudar a entrar nesta barca???
Anjo- Deves pensar que estás a subornar a tua irmã!!! Aqui, nesta barca, tu só entras se tiveres feito coisas muito boas!!!
Hacker- Eu fiz quando eu tinha 6 anos: dei 5 cêntimos a um sem-abrigo. E quando eu invadi o computador do professor de Português para roubar os testes e mostrar à turma toda.
Anjo-Tu estás a brincar com a minha cara!

Se tu não te importas, podes ir para onde vieste!!!! Tenho que atender pessoas que se portaram bem.
(Dirige-se de volta à barca do Diabo)
Diabo-Estás a ver?!?! Eu avisei-te, mas tu, como sempre na tua vida, foste burro e não seguiste os meus conselhos, então tiveste de aturar aquela conversa toda.
Hacker-Tenho mesmo de ir para a tua barca e aturar-te o resto da minha vida.

Diabo- E eu não vou ter que te aturar.
Hacker- Pois bem pensado! Por isso, lá vou eu subir,mas antes há algum hacker aí também?
Diabo- Claro que há.
Hacker- Então lá vou eu entrar.
(O Hacker entra na barca e seguem viagem para o Inferno)
Duarte Oliveira n:11
Filipe Miguel n:13
Tomás Nunes n:27


Insvestigadora criminal



Cloe chega ao cais e dirige-se à barca do Anjo
Cloe- Olá?
Anjo- Boa tarde menina Cloe, então como se tem portado?
Cloe- Bem, acho eu, sou uma excelente profissional.
Anjo- Qual o seu trabalho?
Cloe- Sou investigadora criminal.
Anjo- Uau, a sério?
Cloe- Sim! Licenciei-me em criminologia na universidade lusófona de Lisboa.
Anjo- Hmm...
Cloe- Depois fui trabalhar para a PJ em Évora, adorava o meu trabalho mais do que tudo, além disso sempre fui muito bem-sucedida.
Anjo- Pois estou a ver, mas algo não bate certo...
Cloe- Anh? Não....
Anjo- E esconder provas? É ser uma boa profissional?
Cloe- Não sei do que estás a falar?!
Anjo- Faz-te de desentendida, faz!
Cloe- Okay, olha, era a minha irmã mais nova, não podia ficar a ver.…o meu dever é protegê-la.
Anjo- Pois, agora resolve isso com o Diabo, porque, nesta barca, não entrarás!
Cloe dirige-se à barca do diabo
Diabo- Ora vivaa!!!
Cloe- Olá....
Diabo- Estava a ver que nunca mais vinhas!
Cloe- Não sei o que de tão errado eu fiz ....
Diabo- Priorizaste a tua família e omitiste o facto da tua irmã ter cruelmente morto uma colega.
Cloe- Foi um acidente!
Diabo- Isso é oque ela te disse!
Cloe- O que queres dizer com isso?
Diabo- A miúda foi empurrada das escadas abaixo pela tua irmã, ela não simplesmente tropeçou!!!
Cloe- A minha irmã nunca me mentiria!
Diabo- Não sejas ingénua, às vezes, levamos facadas nas costas das pessoas de quem mais queremos bem....
Cloe- Mas….
Diabo- É verdade! De qualquer dos modos, deixaste que outra pessoa fosse condenada no lugar dela. Alguém inocente está neste momento atrás das grades por tua causa, mas eu só tenho de te agradecer, és mais uma pera para a coleção! Rumo ao inferno!!!




O Youtuber
- Full access to our public library
- Save favorite books
- Interact with authors

- < BEGINNING
- END >
-
DOWNLOAD
-
LIKE(1)
-
COMMENT()
-
SHARE
-
SAVE
-
BUY THIS BOOK
(from $10.59+) -
BUY THIS BOOK
(from $10.59+) - DOWNLOAD
- LIKE (1)
- COMMENT ()
- SHARE
- SAVE
- Report
-
BUY
-
LIKE(1)
-
COMMENT()
-
SHARE
- Excessive Violence
- Harassment
- Offensive Pictures
- Spelling & Grammar Errors
- Unfinished
- Other Problem

COMMENTS
Click 'X' to report any negative comments. Thanks!