
A união faz a força...
naquele carreiro

Vamos contar-vos uma história de um urso-formigueiro, muito, mas muito guloso por formigas...
Mal o sol aparecia no céu, já o Urso-Formigueiro procurava o seu petisco favorito, as formigas!
Olhava com muita atenção todos os recantos e buraquinhos.
Com a sua tromba muito comprida farejava na terra, debaixo das pedras, na relva, nos arbustos, em pequenas plantas, nada lhe escapava até encontrar aquela comidinha deliciosa... as formigas. Humm...
Os coelhos orelhudos riam-se, satisfeitos da vida, pois sabiam que o Urso-Formigueiro não lhes faria mal. Sem medo, pousavam-lhe na costas pombos e pardais. E as abelhas, descansadas, construíam as colmeias em frente da sua toca. Estes animais, seus vizinhos, não o temiam pois a sua grande tromba só farejava o que nós todos sabemos (aqui na turma do 2º ano), as maravilhosas formigas.
Só as formigas, coitadinhas, é que andavam num permanente sobressalto! Andavam sempre a correr, carregadas de sementes, tão cansadas, tão magras, com uma cintura tão fina que quase parecia partir-se. As suas patinhas eram tão fininhas que pareciam linhas! E as suas antenas não paravam de tremelicar no alto das cabecinhas pretas.
Todos os dias o Urso-Formigueiro, peludo, trombudo e com passos de veludo ia procurando a sua comida, com a sua tromba tão comprida, a farejar pela terra.
Muito silencioso, para não assustar as formigas medrosas e atentas.
O que o Urso não sabia, é que no formigueiro havia uma formiga muito esperta. Esperta que nem um rato! Era a Formiga Rabiga.
- Amigas formigas- disse ela-, não nos vamos deixar comer, lá porque esse urso peludo, trombudo e com passos de veludo resolveu gostar de nós... para almoçar!
Vamos dar-lhe uma lição!
- Mas como?! Nós somos tão pequenas e frágeis perto daquele urso tão grande.
- Se ficamos na toca morremos de fome, se saímos somos comidas - choramingavam as companheiras.
Mas a Formiga Rabiga já estava a magicar um grande plano.
Junto ao rio havia uma pimenteira-verde, carregadinha de bolinhas cor-de-rosa, que eram os grãozinhos de pimenta.
O chão estava coberto desses grãos de casca tão brilhante.
- Em vez de carregarmos sementes vamos carregar pimenta - propôs a Formiga Rabiga.
Lá foram as formigas todas em filinha, parecia um colar, cada uma com a sua conta cor-de-rosa.
Não tardou que o urso as descobrisse.
A Formiga Rabiga pôs então o seu plano em ação. E começou a desafiar o urso.
- Eu sou a Formiga Rabiga que te salto em cima e te queimo a barriga.
- Eu sou o Urso-Formigueiro que te como a ti mais ao teu carreiro.
E, dito isto, preparava-se para engolir a formiga.
- Full access to our public library
- Save favorite books
- Interact with authors

- < BEGINNING
- END >
-
DOWNLOAD
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
-
SAVE
-
BUY THIS BOOK
(from $5.59+) -
BUY THIS BOOK
(from $5.59+) - DOWNLOAD
- LIKE
- COMMENT ()
- SHARE
- SAVE
- Report
-
BUY
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
- Excessive Violence
- Harassment
- Offensive Pictures
- Spelling & Grammar Errors
- Unfinished
- Other Problem

COMMENTS
Click 'X' to report any negative comments. Thanks!