

Ficha n.º 17
"ESTERIÓTIPOS E VIOLÊNCIA"
Atividades de grupo - conclusões
As imagens representam estereótipos de género que são transmitidas pelos pais/ avós aos filhos/ netos: as ferramentas associadas ao género masculino e a maquilhagem associada ao género feminino. Estas imagens representam as ideias preconcebidas incutidas ao longo do tempo sobre o que se associa aos homens e às mulheres.
É necessário quebrar-se os estereótipos preconcebidos no quotidiano de modo a tornar a sociedade mais feliz e equalitária quanto aos papéis assumidos pelo homem e pela mulher.
Exemplos ligados a normas e estereótipos que continuam a existir em plena sociedade do século XXI :
- salário superior dos homens em relação ao das mulheres, onde ambos exercem as mesmas funções;
- a realização das tarefas domésticas é associada às mulheres;
- profissões diferenciadas para homens e para mulheres ;
- as cores azul e cor de rosa associadas respetivamente aos rapazes e raparigas;
- sexualidade.
Ficha n.º 18
"Normas sociais ou escolhas pessoais ?"
Atividade de grupo - debate (Normas de género - influência negativa) - conclusões
As normas de género influenciam negativamente a vida de muitas pessoas que não se identificam com as normas instituídas na sociedade. Assim, estas:
- agem artificialmente;
- sentem-se desajustadas;
- isolam-se e não comunicam com os outros por se sentirem inferiorizadas;
- vivem amarguradas e em desespero;
- escolhem "caminhos" que não são os que desejam;
- e mutilam-se ou tentam o suicídio em casos extremos.
Atividade de grupo - debate (Normas de género - influência negativa) - conclusões
As pessoas nestas circunstâncias não vivem, sobrevivem!
Vivem uma vida que não é a delas!
Sentem-se marginalizadas, desrespeitadas, isoladas!
Outras, tomam a decisão de mostrar quem realmente são, enfrentando tudo e todos, apesar de estarem conscientes que não terão tarefa fácil, pois acabam muitas vezes por sofrer duras consequências.
Ficha n.º 23
"Todos diferentes, mas todos violência"
Atividade de grupo
(conclusão dos trabalhos de grupo)
- Há vários tipos de violência:
- física (envolve agressão física, o agressor magoa e maltrata visivelmente outra pessoa);
- psicológica (envolve agressão psicológica, o agressor coage e rebaixa continuamente a vítima, diminuindo-a de forma humilhante);
- doméstica (envolve agressão física e/ ou psicológica dentro de casa, o agressor agride a vítima - familiar - fisicamente e/ ou coage-a e rebaixa-a, fazendo-a sentir-se inferior);
- sexual (envolve agressão sexual, o agressor obriga a vítima a fazer algo que não quer, violentando-a, molestando-a sexualmente);
- bullying (envolve agressão física e/ ou psicológica do bully em relação a alguém que persegue e coage repetidamente);
- cyberbullying (envolve agressão psicológica do bully através da Internet em relação a alguém que persegue e coage repetida e continuamente).
Formas de prevenir/ encarar a violência:
- reconhecer sinais/ situações abusivas "red flag", antes mesmo de acontecerem;
- pedir ajuda a alguém em quem confie: amigos, familiares, professores, funcionários, psicólogos;
- denunciar a situação às autoridades, apresentando queixa, sem nunca a retirar;
- ligar para a linha de apoio à vítima;
- procurar ajuda psicológica.
A violência é crime!
Nunca se deve ficar indiferente nem em silêncio!
Deve denunciar-se sempre o agressor!
A vítima nunca se deve sentir culpada!
AGIR sem qualquer medo!
Ficha n.º 24
"Todos os dias à saída da escola"
Carta a Luca - jovem vítima de bullying na escola
Atividade de grupo
(um exemplo de carta de tantas redigidas pelos alunos)
Alfena, 19 de janeiro de 2024
Olá Luca,
Somos alunos do 8º ano da Escola Secundária de Alfena e soubemos que estás a passar por um momento muito difícil. Não queremos que se sintas só, por isso, decidimos escrever-te esta carta para te podermos ajudar o melhor possível.
Não desistas de ti, nunca! Aconselhamos-te a falar com um adulto ou um amigo verdadeiro em quem confies plenamente, alguém que te ouça e que não te julgue, por exemplo, os teus pais, um professor, um funcionário, ...
O importante é falares e contares o que está a acontecer, pois desabafares é algo que te vai fazer bem. Não é nada bom guardares só para ti algo tão doloroso. Ao falares, vai partilhar a tua angústia e juntos irão conseguir arranjar uma solução para este teu problema.
Podes também apresentar uma queixa na polícia e contactar a linha de apoio à vítima, pois vão ajudar-te a seguires o caminho certo.
Como te sentes tão triste e desesperada, recorre à psicóloga da escola e pede-lhe ajuda também.
Todos juntos podem ajudar-te!
Tudo será resolvido, temos a certeza!
Tens de atuar já!
Vais ficar aliviada e vais poder viver a tua vida como bem mereces!
Esperamos que tudo corra mesmo bem e que esta situação lamentável se resolva rapidamente. Estamos prontos para te ajudar, se precisares de nós.
Boa sorte!
Um abraço bem reconfortante !
Alunos do 8º ano
Esta apresentação em "Story Jumper" foi realizada nas aulas de Português e de Francês com a nossa professora.
Aprendemos muito!
Foram aulas de reflexão, diálogo e muitas partilhas que resumimos neste livro conjunto.
Espero que gostem!
Muito obrigado!

- < BEGINNING
- END >
-
DOWNLOAD
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
-
BUY THIS BOOK
(from $3.59+) -
BUY THIS BOOK
(from $3.59+) - DOWNLOAD
- LIKE
- COMMENT ()
- SHARE
- Report
-
BUY
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
- Excessive Violence
- Harassment
- Offensive Pictures
- Spelling & Grammar Errors
- Unfinished
- Other Problem

COMMENTS
Click 'X' to report any negative comments. Thanks!