

Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, as suas ideias e a nobreza dos seus ideais.
Charlie Chaplin
Prefácio
O projeto Pens’Arte iniciou-se no ano letivo 2019/2020 com a publicação de um livro digital ilustrativo de textos e imagens produzidos pelos alunos que frequentavam o Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Secundária Felismina Alcântara. Face à motivação dos seus criadores, professores e alunos, e ao interesse evidenciado pelos encarregados de educação, foi inevitável dar continuidade ao projeto.
Tendo presente o propósito de que motivar os alunos para atividades de leitura e de escrita contribui para o desenvolvimento das suas habilidades linguísticas, formando leitores mais autónomos, faz claramente sentido repetir uma experiência considerada gratificante por todos os que nela se envolveram.
Onze jovens “autores” foram convidados a partilhar as suas experiências e ideias, refletindo sobre as suas atitudes e os seus comportamentos em casa, na escola e na sociedade em geral.
O resultado final é um livro que reúne textos e imagens alusivos a valores que devem ser prezados: a Solidariedade, a Amizade, o Amor e a Liberdade.
Solidariedade

Ser solidário é ajudar as pessoas, tratá-las bem e sermos bem-educados.
É importante sermos solidários para fazermos os outros felizes.
Nesta época do ano, o Natal, são muito importantes para algumas pessoas as campanhas de solidariedade, como a distribuição de cabazes pelos mais pobres.
As escolas, os bombeiros
e os supermercados
fazem estas campanhas.
Eu tento sempre ser
solidária, ajudar e
ser amiga de todos.
Camila Loureiro, 9.º G

A Solidariedade é muito importante nos nossos dias e devia ser valorizada por todos.
Valores como a bondade, a amizade e o amor ao próximo deviam ser sempre praticados. Só assim seremos mais felizes.
Nunca nos devemos esquecer que, em qualquer momento, podemos ser nós a precisar de ajuda.
Ser solidário e ajudar o outro sem interesse é contribuir para uma sociedade melhor.
Cláudia Dias, 12.º E

Ser solidário é saber conviver com as pessoas. É ajudar os outros, mesmo que tenham opiniões diferentes das nossas. É muito importante ajudar quem precisa de apoio.
Para sermos solidários, temos de valorizar a paz, a amizade e a bondade.
Todos juntos, tornamos tudo mais fácil!
Daniel Henriques, 11.º D


É muito importante ajudar os outros, porque devemos ser amigos de quem precisa.
Diogo Sousa, 10.º C

Ser solidário é ajudar as pessoas. Quando fazemos o bem, estamos a ser amigos do próximo. Devemos sempre ajudar os outros quando eles precisam.
A solidariedade está presente em pequenas ações, como contribuir com bens alimentares para os cabazes de Natal, dar roupa que já não precisamos e ajudar nas campanhas contra a fome.
Devemos deixar de ser egoístas e capazes de pensar no próximo.
Luísa Saraiva, 11.º D

Ser solidário é ser bondoso com os outros. É praticar o bem sem interesses. É ser simpático para os amigos.
A solidariedade é importante, porque torna as pessoas mais felizes e verdadeiras. Devemos ajudar o outro com palavras de apoio e de carinho.
Marco Costa, 10.º F
Gosto de ser solidário, por isso ajudo os meus pais nas terras, os idosos de Lobelhe do Mato e as pessoas que precisam de alimentos.
Marco Santos, 11.º F


Ser solidário é ajudar as pessoas para não passarem fome, principalmente as crianças. Eu gosto de ajudar quem precisa nos momentos mais difíceis, quer sejam meus amigos ou não.
Ajudar os outros é sempre muito importante.
Marco Rosário 11.º C
A solidariedade é um pequeno gesto que muda o mundo.
Ser solidário é ajudar o próximo. Devemos apoiar as pessoas que precisam de ajuda.
Podemos ajudar a Liga Portuguesa contra o cancro, as pessoas carentes e os mendigos que
dormem ao relento
com entrega de comida.
Vamos ser
solidários!
Nuno Duarte, 10.º F


Solidariedade é ajudar os outros com boas intenções. É ser bondoso com o próximo, fazendo o bem sem interesse.
Tiago Sousa, 12.º E
Amizade


A amizade é importante na nossa vida. Ajuda – nos a ser mais felizes.
É bom ter amigos com quem brincar e que nos ajudem quando precisamos.
Eu tenho muitas amigas: a Luísa, a Ângela, a Cláudia, a Carolina, a Olívia, a Margarida e a Inês. Costumo brincar, conversar e fazer jogos divertidos com elas.
Eu preciso das minhas amigas para ser feliz.

Camila Loureiro, 9.º G

Amizade é uma relação afetiva que une as pessoas.
Amigo é uma pequena palavra, mas com muito significado.
Amigo é sinónimo de confiança. Um Amigo é um grande apoio.
Um Amigo é um grande ser humano que está ao nosso lado.
Os meus amigos são aqueles que me dão bons conselhos e se preocupam com o meu futuro. Por vezes, fazer verdadeiros amigos é difícil, mas quando o conseguimos nunca mais nos sentimos sós.
Daniel Henriques, 11.º
A Amizade é uma relação afetiva entre entre duas ou mais pessoas.
É um sentimento de afeto, carinho, lealdade e até de proteção que une o ser humano.
Para mim, um bom amigo é aquele que está presente quando precisamos de conversar ou quando estamos tristes e necessitamos de um ombro amigo.
As minhas amigas são a Vera, a Francisca, a Gabriela e a Rita. Com elas, costumo passear, conversar pessoalmente, por telemóvel ou por videochamada. Elas ouvem-me e eu ouço-as.
Nas redes sociais, também temos amigos e amigas mas devemos ter muito cuidado quando os escolhemos. Por vezes, as pessoas que estão a falar connosco nem sempre são o que parecem e podemos ser facilmente enganados. As pessoas escondem-se atrás de um computador ou de um telemóvel e não conhecemos as suas intenções.
Cláudia Dias, 12.º E
A amizade é importante, pois quando temos amigos os dias são mais alegres.
Um amigo é aquele que ajuda o outro e se preocupa com ele.
Os meus amigos são a Ana, a Rita, a Mariana e o Rui. É com eles que eu costumo conversar sobre assuntos da escola.
É sempre bom ter alguém com quem desabafar.
Luísa Saraiva, 11.ºD

A amizade é ajudar os amigos quando precisam de nós. Um bom amigo é aquele que está sempre pronto para ajudar nos bons e maus momentos.
Os meus amigos são os colegas da escola, do meu estágio e da localidade de São João da Fresta. Na minha freguesia, costumo andar de bicicleta e jogar à bola com aqueles de quem mais gosto. As brincadeiras são a alegria da nossa terra! Sinto-me muito feliz quando estamos todos juntos a brincar!
Marco Costa, 10.º F
Existe amizade quando temos do nosso lado pessoas que nos ajudam.
Um bom amigo é alguém com quem me sinto bem e feliz, com quem posso partilhar os bons e os maus momentos.
Os meus amigos são o Rafael, a Marta, a Gabriela, o Carlos, a Beatriz e a Rute. Costumo conversar e jogar futebol com eles.
Ter amigos é muito importante para vivermos mais felizes.
Marco Rosário, 11.º C.
A amizade é nós convivermos com os nossos amigos.
Um bom amigo é aquele que nos ajuda ultrapassar os nossos problemas.
Os meus amigos são o Nuno, o Rui Tiago, o Bruno, o Miguel e a Raquel. Nós costumamos conversar sobre a nossa vida. Eles são muito importantes para mim.
Tiago Sousa 12.º E


Adoro ter amigos! Alegram a minha vida porque estão sempre ao pé de mim. A amizade não tem preço! Devemos ser amigos uns dos outros! Um bom amigo é aquele que nos ouve e dá bons conselhos.
Os meus amigos são os meus professores, funcionárias e colegas da escola. Falamos muito sobre o meu futuro e sobre os acontecimentos do dia-a-dia. Rir e brincar com os meus amigos é a minha maior felicidade!
Nuno Duarte, 10.º F
Sou feliz porque tenho muitos amigos. Os meus pais também são meus amigos e estão sempre prontos para me ajudar. São a minha alegria.
Marco Santos, 11.ºF


Amor
Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.
Antoine de Saint- Exupéry

Dia da Mãe

A minha mãe é linda e adorável. Chama-se Aldina, é loira e magra.
Ela gosta muito de mim. Trabalha na CBI, em Mangualde.
Quando chega a casa, ela vai logo para o sofá, porque vem cansada. Ela faz todas as tarefas domésticas: o almoço, o jantar, as camas, passa a ferro e arruma a casa. E ainda cuida de nós.
Eu gosto muito da minha mãe.
Camila Loureiro, 9.ºG

Para mim, o dia da mãe é o mais importante do ano e eu gosto de o comemorar com a minha. No domingo, foi passear com ela e foi muito divertido.
Gosto muito da minha mãe. Ela é a melhor mãe que eu podia ter. Sempre me acompanhou e esteve presente na minha vida até hoje.
Cláudia Dias 12.º E

No domingo, dia 2 de maio, foi o dia da mãe.
A minha mãe é bonita, ajuda-me e é minha amiga. Eu gosto muito dela.
O dia da mãe foi alegre e eu dei-lhe um presente.

Diogo Sousa, 10.º C
A minha mãe é divertida, carinhosa e é minha amiga. Eu gosto muito dela e sinto saudades dela. Quando estamos juntas, ela brinca comigo.
A minha mãe gosta muito de mim.
Luísa Saraiva, 11.º D


A minha mãe é a melhor pessoa do mundo!
Dá-me muito carinho, paz e amor! Cuida de mim!
No dia da mãe, costumo oferecer-lhe flores e ajudo-a nas tarefas de casa. Ponho a mesa e faço a sobremesa para o almoço.
Sinto muito carinho por ela e agradeço tudo o que ela faz por mim!
Marco Costa, 10.º F
Eu gosto muito da minha tia e ela gosta muito de mim. Ela preocupa-se comigo e dá-me o que eu preciso.
És muito importante para mim, tia, porque me dás muito carinho e amor.
Marco Rosário, 11.º C


É a pessoa mais importante da minha vida!
Amo – a do fundo do meu coração.
Marco Santos, 11.º F
Eu gosto muito da minha mãe e sei que ela gosta muito de mim.
Respeito-a muito porque ela merece.
Tiago Sousa, 12.º E

Dia do Pai


O meu pai chama se José. Ele é magro, tem olhos castanhos e cabelo preto.
Ele gosta de ajudar as pessoas e de cultivar a terra. Gosta muito de mim e dos meus irmãos. Não gosta de muito barulho. Eu gosto muito dele. É muito simpático e, às vezes, é brincalhão.
Camila Loureiro 9.º G

Eu gosto muito do meu pai.
Quando estamos juntos, brincamos, conversamos e passeamos. Sempre que preciso de algo, sei que posso contar com ele. Dá-me conselhos e orienta-me.
Ele é o meu herói e o meu porto seguro.
É um pai protetor dos seus filhos, o que tem muita importância para mim.
Além de pai, é um grande amigo.
Cláudia Dias, 12.º E
Um pai é quem que cuida de nós, nos ajuda e nos dá conselhos. Não tem que ser o nosso pai biológico. Devemos respeitar o nosso pai e tratá-lo com carinho e humildade.
No dia do pai, é importante
mostrar ao pai o quanto
gostamos dele.
Dizer-lhe que é o melhor
pai do mundo, que
gostamos muito dele e
que ele é o nosso herói,
dando-lhe um beijo no
rosto.
Eu gosto muito do meu pai.
Daniel Henriques 11.º

No dia 19 de março comemora-se o dia do pai.
O meu pai chama-se Nuno. Ele é meu amigo e gosta de ver filmes, jogar e passear comigo.
Eu gosto muito do meu pai. Neste dia, eu costumo oferecer-lhe um abraço muito apertadinho com carinho.
Diogo Sousa, 10.º C

Eu gosto muito do meu pai. Eu nasci prematura e, desde esse momento, sempre me acompanhou e esteve sempre ao meu lado. Foi a primeira pessoa que me pegou ao colo, porque eu era muito pequena e com pouco peso.
Fui sempre a menina protegida do meu pai.
Para mim, é o melhor pai do mundo.
Luísa Saraiva, 11.ºD


O meu pai é o meu melhor amigo. Gosto muito dele! É uma pessoa muito bondosa e brincalhona. Está sempre no meu coração! É um grande homem! Adoro trabalhar no campo e ir à pesca com ele. É muito divertido! Ensina-me a ser uma pessoa humilde, honesta e alegre. Dá-me bons conselhos e ajuda-me a ser um bom rapaz!
Marco Costa, 10.º F

O meu pai é o meu melhor amigo. Dá-me bons conselhos e muito carinho. Ajuda-me nas tarefas da escola e é muito brincalhão. Adoro o meu pai.
Marco Santos 11.º F

Eu gosto muito do meu pai. Gosto de brincar, conversar sobre muitos assuntos e falar sobre a minha vida com ele.
O meu pai é muito importante.
Tiago Sousa 12.º.E
Liberdade

Para mim, liberdade é ser independente, poder conviver com as pessoas de quem gosto, não ter que ficar isolada em casa e ter autonomia para sair quando me apetecer. É ser como um pássaro livre que pode voar até ao infinito.
Hoje, dia 25 de abril, comemoramos a Liberdade, porque foi a partir dessa data, em 1974, que os portugueses conquistaram a sua liberdade, acabando com uma ditadura.
Cláudia Dias 12.º E

A liberdade é conviver com os nossos amigos, ter paz, alegria e saber ter a “cabeça no lugar”. É andar na rua com os meus colegas e ir aos cafés conviver com os outros.
No dia 25 de abril de 1974, em Portugal, as pessoas puderam comemorar a liberdade ao ser derrubada a ditadura. Agora, todos os anos, neste mesmo dia, é feriado no nosso país e festeja-se a liberdade. “Grândola Vila Morena”
Daniel Henriques,11.º D

Eu gosto de ter liberdade.
Para mim, a liberdade é poder brincar na rua e regar as flores do meu jardim.
Na escola, gosto de estar com os meus colegas, andar no recreio e estudar. E sinto-me livre.
Diogo Sousa, 10.º C

Para mim, a liberdade é importante. É poder brincar com as bonecas, ouvir música e falar com as minhas amigas. Mas ser livre não é fazer tudo o que queremos. Também é obedecer à mãe. Temos de ser responsáveis.
Camila Loureiro, 9.º G


Ser livre é poder fazer aquilo de que eu gosto. É estar com os meus irmãos, poder ajudá-los e fazer sobremesas com os meus avós.
A liberdade é importante para mim, porque permite-me fazer as minhas escolhas. - Luísa Saraiva, 11.º D
Adoro ser livre!
Devemos lutar sempre pela liberdade para que possamos ter educação, responsabilidade, justiça, paz e amor.
A liberdade une as pessoas! Falar e brincar com os meus amigos é a melhor coisa do mundo.
Não há liberdade no sofrimento, na dor, na guerra, no ódio!
Marco Costa, 10.º F

Liberdade é ser livre como um passarinho. É podermos andar, falar, rir, chorar e cantar sem problemas e em segurança.
A liberdade não tem guerras nem lutas.
Ser livre é estar sempre feliz com a vida e com os outros.
Nuno Duarte, 10.º F

Ser livre é a maior felicidade do mundo.
Podemos falar, brincar, passear, ouvir rádio e ver televisão.
Somos livres!
Marco Santos, 11.º F

A liberdade é importante.
Para mim, a liberdade é poder andar nos campos e conviver com as pessoas que são minhas amigas.
Ser livre também é poder escolher com quem queremos estar. Eu gosto de estar com a minha tia e ela dá-me bons conselhos.
A liberdade é necessária na nossa vida.
Marco Rosário, 11.º C

Em minha casa, eu tenho liberdade, mas nem sempre posso fazer tudo o que me apetece. A minha mãe deixa-me sair com os meus amigos mas dá-me horas para entrar em casa.
Ter liberdade também é ser responsável.
Tiago Sousa, 12.º E


Textos e ilustrações dos alunos
Camila Loureiro
Cláudia Dias
Daniel Henriques
Diogo Sousa
Luísa Saraiva
Marco Costa
Marco Rosário
Marco Santos
Nuno Duarte
Rodrigo Ferreira
Tiago Sousa
Professores dinamizadores
Dulce Fonseca
Luísa Cunha
Pedro Neto
Aguarelas
Dulce Fonseca
Processamento de textos
Cláudia Dias
Grafismo e edição
Biblioteca da ESFA
Ficha Técnica

- < BEGINNING
- END >
-
DOWNLOAD
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
-
BUY THIS BOOK
(from $12.39+) -
BUY THIS BOOK
(from $12.39+) - DOWNLOAD
- LIKE
- COMMENT ()
- SHARE
- Report
-
BUY
-
LIKE
-
COMMENT()
-
SHARE
- Excessive Violence
- Harassment
- Offensive Pictures
- Spelling & Grammar Errors
- Unfinished
- Other Problem

COMMENTS
Click 'X' to report any negative comments. Thanks!